“Cosido à mão” – Já viram?

O “Cosido à mão” é um programa apresentado pela Sónia Araújo, que começou na RTP 1 há cerca de 3 semanas. Já viram?

Gosto do conceito do programa: Costureiros e alfaiates amadores tentam elevar o seu hobby a um outro nível. Todas as semanas são impostos 2 desafios, um técnico e um criativo. O costureiro que tiver a peça da semana ganha vantagem para o desafio da semana seguinte. A peça do costureiro que não esteve tão bem, abandona a competição.

O vencedor/a tem como prémio:
Viagem até Paris para participar na maior feira de matérias primas e serviços de indústria da moda: Prèmiere Vision Paris;
Um estágio numa fábrica têxtil (ao qual salientam que será uma ajuda para arrancar com o percurso profissional do vencedor nesta área);
 Por fim, 5.000€ para ajudar a realizar o sonho de iniciar um negócio na área.

Primeiro episódio:

Tiveram como desafio um vestido retro que tinham de executar através de um molde (Burda Style) fornecido pela produção com instruções descritas.

Alguns concorrentes pecaram logo pela escolha do tecido. Alguns não muito indicados para o modelo pedido. Outros não tinham tanta técnica para o que o desafio pedia. Por outro lado, só podiam fazer a peça em 4 horas. Ou seja, algumas peças ficaram inacabadas.

4 horas? Eu demoro dias a fazer uma peça simples e é se quero que fique o mais perfeita possível! 😁

Os 3 melhores vestidos, tiveram direito a um alfinete dourado, que deu direito à passagem direta para a segunda semana.

Gostei do padrão de tecido escolhido pela Jana (o vestido às flores vermelhas).

No início do programa, há sempre uma explicação de como a peça é construída. O que para mim é ótimo, porque nem sempre percebo algumas instruções e acabo por fazer por intuição. (O que nem sempre dá certo! 😁)

vestido-retro-molde-burda-style

Vestido Retro – Imagem retirada site Burda Style

Caso queiram fazer este modelo, podem encontrar o molde disponível para download no site da Burda Style: http://www.burdastyle.pt/escolhas-da-semana/vestido-6914-programa-de-costura-1

programa-cosido-a-mao-desafio-criativo-silvia

Vestido Sílvia – Imagem retirada site RTP1

O segundo desafio, de caráter criativo, prendia-se em alterar uma sweat shirt para uma outra peça, onde podiam utilizar outros acessórios e tecidos.

Apesar de não haver uma imposição de moldes ou de tema, cada um podia fazer o que quisesse neste desaio.

Houve um pouco de tudo aqui. Os que arriscaram pouco, os que quiseram arriscar muito, os que terminaram a peça e os que deixaram-na inacabada.

O vestido vencedor deste segundo desafio e vencedor da peça da semana foi o vestido da Sílvia. Que utilizou parte do tecido da sweat tshirt na parte de baixo do seu vestido.

 

Segundo episódio:

Os desafios basearam-se no mesmo formato que o primeiro: um técnico e outro criativo.

No primeiro desafio, o mais técnico, de molde fornecido tinham de fazer um Bomber jack, um tipo de casaco que está muito na moda hoje em dia.

programa-cosido-a-mao-bomber-jack-carla

Casaco Bomber Jack – Imagem retirada site RTP

Esta peça não era assim tão simples. Tinha algumas características complexas, como a aplicação das mangas, cós, fecho…. Para este desafio, não tenho a certeza, mas acho que só deram 3 horas para concluirem a peça. (Que pânico!)

Deste desafio sairam dois vencedores para o alfinete dourado e uma passagem direta para a próxima semana: a Carla e o Zé Luís.

Por sua vez, para além do alfinete dourado, a Carla foi a vencedora da peça da semana, ganhando também uma vantagem para a semana seguinte.

 

 

bomber-jack-molde-burda-style

Casaco Bomber jack – Imagem retirada site Burda Style

Caso queiram fazer este modelo, podem encontrar o molde disponível para download no site da Burda Style: http://www.burdastyle.pt/escolhas-da-semana/bomber-programacostura2

Para mim, que ainda sou iniciante na costura, não me atreveria a fazer este casaco (por enquanto 😊) . Acho que dificilmente faria uma gola tão perfeita e o fecho teria de ser em algumas tentativas para ficar bem.

O desafio criativo foi diferente:
– Peça a usa: pijama de flanela
– um tema diferente para cada um, de modo a implementar na peça que iam criar (desde rock, sport, minimalista…)

Quanto aos concorrentes, nota-se que há alguns com mais criatividade, outros com mais técnica e experiência… No entanto, há sempre algumas reviravoltas no jogo e quem no início parecia mais frágil, já cresceu bastante em alguns desafios.

Entrentanto, o terceiro episódio saiu no último sábado, mas ainda não consegui ver. Vou tentar ver esta semana. Não perco um! 😉

E vocês? Viram? O que acharam? 😉

Anúncios

2 thoughts on ““Cosido à mão” – Já viram?

  1. Flor de Lima diz:

    Tenho acompanhado e tenho gostado. No entanto, também prefiro a versão original. Acho que o Great British Sewing Bee destinava-se mesmo a enaltecer todos aqueles que costuram em casa e que são amadores e o júri nunca foi indelicado com os concorrentes, muito pelo contrário. Neste programa o objetivo é a via profissionalizante e os comentários do júri deixam muito a desejar. Se de facto, os concorrentes são amadores, não se pode esperar que sejam perfeitos.

    Gostar

  2. gina diz:

    Olá! Sou fã do programa embora prefira de longe a versão original, em inglês. Lá em todos os episódios são pedidos três desafios, sendo que no terceiro as peças têm de servir a pessoas reais.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s