Como aprendi a costurar?

Desde que criei o blog, recebi várias mensagens de quem também está a iniciar neste meio das costuras e há uma pergunta que é muito comum em quase todas: Como aprendi a costurar? Ou: Aprendi sozinha ou tive formação?

Espero que a minha pequena história ajude a quem está na mesma situação que eu estive.

Quando comprei a minha máquina de costura, pensei que já estava tudo feito. Era só a máquina, depois é colocar tecido debaixo do calcador e já está! Fácil, não?
Pois… Não foi bem assim. :p

alfinetesDepois de várias tentativas com tecidos de malhas desconhecidas e outras coisas mais, comecei por fazer pequenos workshops de patchwork, mas não era bem isto que queria. No entanto, esta pequena experiência deu para aprender a coser muito direitinho com a máquina.

Mais tarde, no meu trabalho, tive o meu primeiro contacto com uma revista Burda Style, mas de Espanha. Não conhecia! E vi que tinha aquilo que eu precisava para quem não tinha bases de costura: moldes e instruções! E por sucessão, descobri a edição em português. Aí começou a minha coleção de revistas. :p

Quando fiz um modelo da revista? Isso ainda demorou… Tal como muitas pessoas descrevem: o medo de estragar tecidos, não sabia como começar, o que fazer, os nomes das técnicas eram desconhecidos… Até que encontrei no facebook com os cursos da Revista Burda Style e inscrevi-me!

Foi aqui que aprendi todas as bases de costura que tenho. Pequenos detalhes com a máquina de costura (que até aqui achava que fazia tudo corretamente, mas não.), como cortar o tecido corretamente e principalmente, que a pressa e a falta de rigor a passar os moldes é a nosso pior inimigo.

Fiz 2 módulos: No primeiro aprendi a fazer uma camisola (ver descrição do módulo 0 aqui e aqui) e no segundo, um grau de dificuldade acima, uma saia (ver descrição do módulo 1 aqui e aqui).

Há peças que ainda não tenho aptidão para fazer, como calças e calções. Mas tenho visto e analisado alguns vídeos DIY sobre estas peças e penso que em breve poderei arriscar.

agulha_maquina
Pequenos e rápidos conselhos:

  • Os vídeos no Youtube (DIY) são uma grande ajuda para quem está ainda a crescer neste mundo da costura ou analisar técnicas.
  • Fazer um curso de costura, nem que seja pequeno, ajuda bastante para percebermos pequenos/ grandes detalhes e a evoluir muito rápido.

Espero que tenham gostado.
Beijinho, C*

Anúncios

2 thoughts on “Como aprendi a costurar?

  1. Flor de Lima diz:

    Também existe o Craftsy que tem muitos cursos online para principiantes. O primeiro vídeo que comprei foi este: http://www.interweavestore.com/seams-closures-hems-download-in-hd Andava desesperada porque tinha esbarrado contra contínuos projectos falhados de costura. Acho que para quem aprende vendo, os vídeos são uma ferramenta fantástica. Mas ainda não perdi a esperança de alguma vez tirar um curso de costura a sério, ou seja: presencial. 🙂

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s